Decoração Clássica x Industrial

Decoração Clássica x Industrial

Existem muitos estilos de decoração e, de tempos em tempos, novas tendências ganham força enquanto outras acabam sendo esquecidas. Apesar dos altos e baixos desses variados estilos, existem dois que sempre tiveram seu espaço e sua cena mantida: o estilo Clássico e o Industrial.


Estilo Industrial

O estilo Industrial teve seu início nos anos 70, quando pessoas começaram a transformar galpões antigos em suas moradias (também conhecido como loft). O estilo tem uma identidade única e de fácil reconhecimento com suas tubulações expostas, acabamentos com metal e aço, cimento queimado e paredes de tijolos à vista. O interessante é manter os ambientes integrados para criar um espaço amplo, assim como eram os antigos galpões e lofts.

Apesar de “jovem” em comparação com o Clássico, o estilo Industrial é muito bem aceito e voltou a ganhar força na última década na decoração.


Estilo Clássico

O estilo Clássico, por sua vez, surgiu na antiguidade, no período greco-romano, época na qual a riqueza nos detalhes, a beleza e a arte eram muito valorizadas na arquitetura.

Apesar de todos esses anos, o Clássico sempre teve seu espaço, ocupando ambientes que buscam transmitir requinte e luxo.

Os ambientes com a decoração Clássica são muito detalhados e trabalhados com tetos, rodapés e paredes com ornamentações e formas artísticas, conhecidas como “boiseries” que consistem em inserir molduras de vários formatos, normalmente utilizando madeira ou gesso.

Outro item essencial são os lustres estrategicamente posicionados que dão um toque especial ao ambiente. Por fim, os móveis parecem ser antigos, sempre com detalhes imponentes e muito bem trabalhados.


Contudo, o importante é escolher o estilo que mais combina com a sua personalidade para deixar o seu apartamento mais aconchegante. 

No momento de decidir qual vai ser o estilo predominante do seu apartamento, não se esqueça de contratar um Arquiteto ou Designer de Interiores para lhe apresentar todas as opções.

Voltar