Dicas sobre Acabamentos e Detalhes em Apartamentos

Dicas sobre Acabamentos e Detalhes em Apartamentos

A Engenheira Meiry Pecher responsável por atender as alterações e definições arquitetônicas de nossos clientes, elaborou 10 dicas para ajudá-lo e simplificar a definição do layout e dos acabamentos do seu apartamento: “Manter a calma, pensar no futuro e principalmente estar atento a cada detalhe. Estas precauções podem evitar futuros arrependimentos nas escolhas dos materiais e acessórios.”

I.   Qual o seu interesse para o imóvel? Habitar ou Investir?

Determine qual será o seu objetivo para o imóvel, desta forma você será capaz de dimensionar o investimento necessário para os materiais, revestimentos e acessórios. Se a pretensão for investir, a opção mais segura é apostar na neutralidade: tons claros para os pisos e paredes, como os revestimentos que são oferecidos pela construtora como padrão e que não geram custos adicionais. Você poderá ainda investir em diferenciais, como o fechamento da sacada, instalação do sistema de água quente e etc.

Se a pretensão for habitar, é interessante investir em um mobiliário requintado e em projetos luminotécnicos personalizados, o importante é que o imóvel seja uma extensão da sua personalidade.


II.   Defina o seu estilo

Antes de começar a personalizar o seu imóvel, é importante que você tenha decidido qual estilo pretende seguir, isso facilitará a escolha e definição dos revestimentos e acabamentos. Se você tem dificuldades para identificar o seu estilo, há profissionais especializados no assunto que podem te orientar nestas escolhas, como os arquitetos, designers e decoradores.


III.   Pense no todo!

O apartamento é formado por diferentes peças, mas lembre-se: cada detalhe é importante. Você precisa analisar o ambiente, além do projeto. As visitas à obra são de extrema importância, pois possibilitam que você faça o adequado julgamento de qual peça receberá maior ou menor prioridade segundo as suas necessidades. Analise ainda cada cômodo minuciosamente: você pode adaptar espaços e integrar móveis para adquirir maior funcionalidade.


IV.   Tendências

Não se limite por tendências, o seu gosto é único e singular. As tendências são efêmeras, voláteis, instáveis e variam de uma estação para outra. O apartamento é uma extensão da sua personalidade, cada detalhe reflete aquilo que você pensa ou faz, portanto, a nossa dica de tendência é: SEJA ÚNICO.


V.   Pós-obra

Ao escolher um revestimento ou acabamento, considere a futura manutenção, reposição no caso de avaria ou desgaste e até mesmo a garantia fornecida. Preze pela manutenção, sobretudo de rejuntes e acabamentos, com o propósito de evitar possíveis transtornos ao longo dos anos.


VI.   Reformas

Ao definir os acabamentos, esteja atento ao tipo de material e sua aplicação. Seja rigoroso quanto às orientações técnicas e exigente quanto a instalação. Pesquise e ouça a opinião de profissionais certificados, a fim de evitar futuras complicações.


VII.   Contrate Profissionais Especializados

A arte de construir exige demasiado estudo, cada centímetro do seu apartamento foi calculado e projetado. Ao prosseguir com uma alteração, consulte sempre o profissional responsável pelo projeto estrutural e arquitetônico, sua orientação é necessária para não comprometer parte significativa do empreendimento. Certifique-se da qualificação do profissional que você pretende contratar, ele assumirá uma responsabilidade imensurável ao elaborar o seu projeto. Pesquise portfólios e visite obras do respectivo profissional, isso o ajudará a analisar seus trabalhos e observar o seu comprometimento.


VIII.   Projeto de Móveis

Quando o projeto de móveis é elaborado em conjunto com os demais projetos, as possibilidades são inúmeras. O projeto de móveis torna-se muito intuitivo para orientar a disposição de tomadas, lustres, luminárias, ambientação e principalmente na ergonomia dos usuários. Investir em móveis planejados permite que você aproveite cada espaço do seu apartamento, sendo que o móvel é perfeitamente desenhado e personalizado para um uso específico.


IX.   Praticidade

Se você tem uma rotina agitada e precisa otimizar o seu tempo livre, pense na praticidade na hora de escolher os seus acabamentos. Busque opções com fácil manutenção e limpeza, desta forma você economizará tempo e dinheiro. A tecnologia está ao nosso favor, por isso o mercado está repleto de opções que visam não somente a estética, mas também a funcionalidade.


X.   Pesquisar é fundamental

A pesquisa é uma regra para todos aqueles que querem investir em um imóvel. Pesquise por materiais, profissionais, fornecedores, portfólios, valores e tudo o que for necessário para que você tenha certeza de que está fazendo a melhor escolha ou negócio possível. A pesquisa pode ser fatigante, mas evitará futuros arrependimentos.

Voltar